Governo americano contrata aéreas ucranianas e irrita a Atlas Air por conta disso

Imagem: Giulia Rodrigues / Aeroportos Brasil Viracopos

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA (FEMA) tem utilizado transportadoras aéreas ucranianas para ajudar com transporte aéreo de emergência para obras em Guam, um território ultramarino americano.

As aeronaves foram fretadas pela Ukraine Air Alliance e Antonov Airlines. Os contratos foram firmados, apesar das objeções parciais de transportadoras americanas, relata o site Freight Waves.

O reparo de infraestrutura é uma consequência do tufão Mawar, que atingiu Guam e as Ilhas Marianas do Norte, danificando a estrutura de água, energia e sistemas de transporte. A Ukraine Air Alliance entregou oito paletes de equipamentos de informática para Guam em um turboélice quadrimotor An-12. Já a Antonov Airlines fez pelo menos oito voos dos Estados Unidos para Guam com um cargueiro gigante An-124.

A Atlas Air apresentou uma reclamação ao Departamento de Transporte, observando que transportadoras estrangeiras só podem operar em situações de emergência. De acordo com a lei norte-americana, elas podem apenas fazer isso se as transportadoras dentro dos EUA não fornecerem o serviço.

Uma carta da FEMA justificou o fato de terem utilizado as companhias estrangeiras por causa de sua “disponibilidade adequada” para o cronograma “muito urgente”. Ainda assim, a Atlas Air argumentou que poderia ter fornecido o transporte mais rápido, pois utilizaria um jato jumbo 747-400.

Uma segunda carta da Atlas Air ao Departamento de Transporte (DOT) expressou preocupação de que as empresas dos Estados Unidos não foram consultadas para realizar estes voos. O ofício ponderou que cabotagem de emergência só deve ser concedida às empresas estrangeiras se não houver disponibilidade em solo norte-americano.

A frota da Ukraine Air Alliance consiste em quatro cargueiros An-12, de mais de 50 anos. Já a frota da Atlas Air conta com jatos Boeing 747.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias