
O Governo de Santa Catarina publicou o edital de licitação para o Programa “VOA + SC”, que definirá a empresa responsável por prestar serviços de transporte aéreo de passageiros e cargas dentro do estado, fortalecendo o projeto de aviação regional. As empresas interessadas têm até 17 de julho para apresentar suas propostas.
Segundo o governador Jorginho Mello, “Santa Catarina já teve uma aviação regional muito forte e sabe o quanto isso ajudou no desenvolvimento das nossas regiões. Agora, estamos retomando esse caminho porque queremos um estado cada vez mais conectado e com oportunidades em todo o território. Quando você aproxima as regiões, facilita a chegada de investimentos, ajuda quem produz, fortalece o turismo e gera emprego.”
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, destacou que os aeroportos regionais vêm sendo preparados para esse momento, com investimentos que qualificaram a infraestrutura aeroportuária. “Além da aviação geral, algumas cidades terão a possibilidade de receber voos regulares conectando-se com a capital”, afirmou.
O Programa “VOA + SC”, instituído pela Lei Estadual nº 19.679 de 19 de dezembro de 2025, tem como objetivo viabilizar o transporte aéreo regional de passageiros e cargas.
O governo poderá subsidiar parte dos custos da operação para oferecer passagens aéreas a preços mais acessíveis. A empresa vencedora deverá operar voos regulares conforme rotas definidas no edital, com frequências que poderão variar conforme a demanda.
A gestão do programa ficará a cargo da SPAF, com investimento inicial limitado a R$ 22,5 milhões no primeiro ano do contrato. Amaral explica que “a proposta visa garantir o início do serviço e, com o aumento da demanda, a empresa poderá continuar oferecendo o serviço sem a necessidade do subsídio.”
A elaboração do Programa “VOA + SC” contou com a participação conjunta de diversas secretarias do governo, incluindo Fazenda, Planejamento, Casa Civil e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).





