Início Variedades

Governo do Acre transfere sobreviventes de acidente aéreo para hospital especializado em Manaus

Imagem: Governo do Acre

Após o trágico acidente envolvendo um avião de pequeno porte modelo Cessna Skylane, no último dia 18 de março, na cidade de Manoel Urbano, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), concluiu com sucesso a transferência de todos os sobreviventes para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto – renomado Centro de Referência em Assistência a Queimados de Alta Complexidade do Amazonas, localizado em Manaus.

A primeira paciente a ser transferida foi Amélia Marques Rocha, seguida pelo piloto Valdir Roney de Souza Mendes, ambos na sexta-feira, 22. Na madrugada do sábado, 23, os pacientes Mateus Jefferson Fontes de Souza e Suanne Lostanaud Camello também foram transferidos.

O paciente Bruno Fernando dos Santos recebeu alta e já está em processo de recuperação. A jovem Deonicilia Salomão Kalisto Kaxinawa, que ficou sob cuidados médicos na Unidade Mista de Manoel Urbano, teve alta hospitalar nesta segunda-feira, 25. Ela continuará com curativos na unidade básica de saúde e receberá acompanhamento psicológico.

Lourenço Vasconcelos, diretor do Pronto-Socorro de Rio Branco, relatou o estado dos pacientes transferidos: “Já tivemos a informação de que, em Manaus, a Amélia apresentou uma melhora bem significativa e já foi extubada. E o piloto Valdir Roney já está em processo de desmame, ou seja, ele vai ser extubado também, então apresentaram melhora considerável”.

O Centro de Referência em Assistência a Queimados de Alta Complexidade do Amazonas é reconhecido pela sua expertise no tratamento de vítimas com queimaduras graves.

Desde que tomou conhecimento do acidente, o governo do Acre mobilizou uma força-tarefa para prestar todo o apoio possível aos sobreviventes, que foram inicialmente atendidos na Unidade Mista de Manoel Urbano.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, resumiu: “Estamos acompanhando de perto a evolução dos pacientes e garantindo todo o suporte necessário. É gratificante ver que estão respondendo bem ao tratamento e esperamos a recuperação completa de todos”.

Leia mais:

Sair da versão mobile