Início Aeroportos

Governo do Amazonas entrega Aeroporto Júlio Belém revitalizado para o 57º Festival de Parintins

Imagem: Governo do Amazonas

Na manhã desta quinta-feira (27/06), o Governo do Amazonas entregou a revitalização do Aeroporto Júlio Belém, localizado a 369 quilômetros de Manaus. A reforma faz parte das iniciativas para promover geração de renda e empregos durante o 57º Festival de Parintins.

Entre as melhorias realizadas, destaca-se a ampliação da sala de embarque, que passou de 80 para 180 lugares, e a construção de dois novos banheiros, um masculino e um feminino. O banheiro do saguão foi adaptado para garantir acessibilidade a Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). Além disso, houve manutenção das redes elétrica e hidráulica, bem como da torre de comando e controle.

Para aumentar a segurança dos voos noturnos, foram construídas três novas passarelas de acesso à pista para embarque e desembarque, e equipamentos na pista foram substituídos. O valor total do investimento foi de R$ 3,4 milhões.

Além disso, foram instalados dois links de internet banda larga, cada um com velocidade de 850 megabits por segundo, para atender até 1,4 mil usuários simultaneamente. Os serviços foram executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O sinal gratuito de Wi-Fi foi melhorado e ampliado, abrangendo tanto as salas de embarque e desembarque quanto o saguão, proporcionando uma melhor experiência aos usuários.

Valorização Cultural

O aeroporto também recebeu uma nova identidade visual que valoriza a cultura local. Um mural criado pelo artista visual Pito Silva, agora enfeita o aeroporto. A obra, uma extensão da arte do mural do Bumbódromo, dá as boas-vindas aos visitantes, que podem registrar sua chegada na cidade tirando fotos no local.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou a importância das melhorias: “Estamos realizando uma das maiores revitalizações que o aeroporto Júlio Belém já recebeu. Este ano, decidimos fazer uma revitalização mais profunda, o que fomenta o turismo e garante maior comodidade a quem frequenta e chega à cidade”.

Informações do Governo do Amazonas

Leia mais: