Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Já há algum tempo desde a última visita de um Antonov AN-124 ao Brasil, mas esse hiato temporal está prestes a acabar, já que uma nova operação do gigante quadrimotor passou a constar do Registro de Serviços Aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desde ontem (30). A reserva para o voo foi solicitada pela empresa russa Volga Dnepr, que opera doze unidades desse modelo.
Ao longo dos anos, os Antonovs 124 da Volga têm sido visita relativamente frequente no Brasil, embora sempre com voos não-regulares. De qualquer maneira, sempre que uma aeronave desse porte visita um aeroporto, ela atrai grande atenção.
Sobre o próximo voo
O voo deve acontecer somente no final de agosto e terá como destino a capital federal, segundo a seguinte programação registrada na ANAC:
– Dia 25/08: Voo VDA3632 – Parte de Mumbai, na Índia, para Dubai e, no dia seguinte, segue para Accra, em Gana.
– Dia 27/08: Voo VDA3632 – Decola de Gana às 23h de Brasília rumo ao Brasil. O pouso na capital federal está previsto para as 7h30 da manhã do dia 28.
– Dia 28/08: Voo VDA 3633 – Decola de Brasília às 18h30 rumo à Ilha do Sal e depois à Rússia.
O motivo exato do voo não foi informado até o momento, mas certamente trata de alguma carga de grande volume, a especialidade desse tipo de aeronave.
Antonov 124
O Antonov-124-100 é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.
A combinação de características como tamanho do compartimento de carga, alcance de voo e capacidade de elevação sem o uso de equipamento de carregamento especial, permite que o An-124 carregue carga super pesada e superdimensionada de até 120 toneladas na maior faixa de alcance. A cabine de carga pressurizada da aeronave, com seu volume total de 1.050 m³, garante oportunidades para o transporte de diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões, exigindo condições especiais de transporte.
O trem de pouso equipado com 24 rodas permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento.
O Antonov-124-100 possui duas entradas de carga, no nariz e na cauda da aeronave, ambas equipadas com rampas de carga em expansão. Para o carregamento de cargas fora do padrão, a cabine é equipada com dois guinchos elétricos com tração de 3 toneladas cada e 4 guinchos elétricos com capacidade de carga comum de até 30 toneladas.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.