Greve no Aeroparque afeta diversos voos da Latam, JetSMART e Flybondi

Airbus A320 da LATAM

Uma greve surpresa realizada por trabalhadores da Intercargo na tarde de ontem, terça-feira (11), no Aeroparque-Jorge Newbery, em Buenos Aires, causou atrasos e cancelamentos nos voos de companhias aéreas que dependem dos serviços de handling dessa empresa, como LATAM, Flybondi e JetSMART, entre outras.

A JetSMART relatou que pelo menos 16 voos e quase 3 mil passageiros foram afetados até agora. “Lamentamos essas circunstâncias totalmente alheias à empresa e pedimos aos passageiros que acompanhem e atualizem as informações relacionadas aos seus voos em www.JetSMART.com ou entrem em contato com a central telefônica de atendimento ao cliente ligando para 11 2206 7799“, disseram da empresa através de uma declaração.

Já a Flybondi, por sua vez, segundo informa o Aviacionline, indicou que teve três voos atrasados, 5060 para Mendoza, 5104 para Puerto Iguazú e 5190 para Bariloche, e descreveu a medida como “adotada de forma irracional e sem a menor consideração pelo impacto negativo que geram“.

Por fim, a LATAM Airlines também lamentou o inconveniente e instou os passageiros a “verificar o status do voo e as alternativas disponíveis por meio do site www.latam.com ou do APP LATAM Airlines“. A Intercargo, empresa estatal e monopolista, presta serviços de rampa e é responsável pelo translado de passageiros e suas bagagens do terminal para os aviões e vice-versa, entre outras ações”, disse a LATAM.

Os voos da Aerolíneas Argentinas não foram afetados, pois o serviço de solo é próprio, embora a empresa tenha indicado que houve alguns atrasos devido a uma falha no sistema anterior e alguns voos atrasados ​​em escalas devido ao clima, mas sem cancelamentos.

A rampa do aeroporto ou serviço de manuseio na Argentina é monopólio da Intercargo. As companhias aéreas podem fornecê-lo a si mesmas, mas isso deve ser estendido a todas as suas escalas, enquanto elas não podem oferecê-lo a outras empresas, o que torna o sistema antieconômico quando não há um volume significativo de voos. No mundo, empresas como Swissport, Menzies Aviation ou Dnata, sem serem companhias aéreas, oferecem serviços de handling que competem entre si.

Além da Aerolíneas Argentinas, a American Airlines e a Flybondi também prestam os serviços sozinhas, mas no caso da ultra low-cost, não foi autorizada a fazê-lo no Aeroparque Jorge Newbery.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Minas Gerais envia duas aeronaves com ajuda para o Rio Grande...

0
O estado de Minas Gerais enviou ajuda aérea para o Rio Grande do Sul, que está sofrendo com a pior chuva da sua história.