Início Aeroportos

GRU Airport celebra 12 anos de gestão do Aeroporto de Guarulhos e 390 milhões de passageiros movimentados

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP)

Mais de 390 milhões de passageiros já circularam pelo maior complexo aeroportuário da América do Sul desde o início da gestão do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, de São Paulo, em Guarulhos (SP), pela concessionária GRU Airport, em 2012.

Segundo a administradora, cerca de 15 milhões de pessoas usaram o Aeroporto Internacional de São Paulo como ponto de conexão nos últimos 12 meses. Por dia, passam pelo aeroporto mais de 113 mil passageiros, ou cerca de 3,4 milhões por mês.

São mais de 100 destinos diretos, o que mostra a importância deste aeroporto para a conectividade do Brasil com o mundo, consolidando-se também como o principal terminal logístico do país, processando anualmente mais de 650 mil toneladas de carga.

Neste mês de julho, a concessionária completa 12 anos de gestão, e recapitula que, desde o início, muitas obras importantes foram entregues, como o Terminal 3, o Edifício Garagem e melhorias na área interna, com nova sala de embarque remoto e o embarque doméstico centralizado no Terminal 2, onde também foi ampliada a inspeção de raios-x, o que permitiu ainda proporcionar uma nova experiência gastronômica após o protocolo de embarque com novos restaurantes.

Em 2024, estão sendo realizados investimentos destinados a melhorias e manutenção das áreas de circulação de passageiros. Entre elas, inovações no embarque e desembarque de passageiros, modernização do sistema de som, ampliação das vias para embarque e desembarque de carros de aplicativos, implantação de um novo serviço gratuito de transfer com veículo elétrico dentro dos terminais, que facilita o deslocamento dos clientes em conexão entre os Terminais 2 e 3, reforma de sanitários, renovações na ambientação da estrutura física, que incluem troca de pisos, pinturas de paredes, além de substituição de forros e iluminação.

As áreas comerciais também foram ampliadas ao longo dos anos e, atualmente, são mais de 300 opções de comércio, serviços e experiências gastronômicas – que vão desde opções de cafés a restaurantes com culinária internacional. No leque de comércio e serviços, destacam-se ofertas de farmácias, casas de câmbio, lojas de roupas e acessórios, eletrônicos, perfumarias e souvenirs, cabeleireiro e barbearias.

As salas VIP apresentam importante crescimento ao longo dos anos. Já são 24 operações nos três terminais, atendendo a passageiros de voos domésticos e internacionais, com oferta de experiências exclusivas dentro do aeroporto. O Fast Track chegou para acelerar a inspeção de segurança no processo de embarque em todos os terminais de GRU Airport. Além disso, estão disponíveis os serviços de Concierge/Meet & Assist, que auxiliam os viajantes em cada etapa do embarque e desembarque no aeroporto, com atendimento único e especial para dar tranquilidade ao passageiro, para que ele possa curtir a viagem antes mesmo de chegar ao seu destino final.

Assim, a concessionária ressalta que, ao longo de 2024 e nos próximos anos, os viajantes em conexão, a trabalho ou lazer poderão viver uma experiência ainda mais exclusiva em GRU Airport, mesmo antes de entrar no avião, com mais mobilidade e modernização.

GRU Cargo

O terminal de cargas também tem recebido investimentos, com foco na ampliação de área, juntamente com um consórcio liderado pela Brookfield, a partir da construção de novos armazéns logísticos, que vão permitir expandir a capacidade de processamento da carga doméstica, internacional e de cargas destinadas ao e-commerce.

Esta expansão foi dividida em duas fases: a primeira já entregue e em preparação para operar, e a segunda com obras iniciadas.

Informações da GRU Airport