Início Empresas Aéreas

Grupo Latam busca rever condições de financiamento de notas sênior dado o cenário mais favorável

O LATAM Airlines Group, com sede em Santiago do Chile, está analisando a possibilidade de refinanciamento de dois conjuntos de obrigações em dólares, a serem liquidadas em 2027 e 2029 assim que forem reembolsáveis em outubro de 2024, o diretor executivo Roberto Alvo informou à Bloomberg.

Esta perspectiva, juntamente com a opção de recolocar as suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque, faz parte dos esforços da empresa-mãe da LATAM Airlines para tirar proveito das novas “oportunidades de crescimento e investimento” na sequência da sua saída do processo de falência do Capítulo 11.

“Vemos uma alternativa interessante para refinanciar essa dívida porque o prêmio de risco da LATAM é menor, há mais clareza sobre o que alcançamos, sobre nosso histórico, e os rendimentos também são um pouco menores”, explicou Alvo.

Em 12 de outubro de 2022, a LATAM anunciou a emissão de duas notas com garantia de 13.375% para um montante de capital agregado de USD 450 milhões e USD 700 milhões, com datas de vencimento em 15 de outubro de 2027 e 15 de outubro de 2029, respectivamente.

Eles têm uma garantia composta principalmente do sistema de fidelidade LATAM Pass, contas a receber de operações de carga, determinadas faixas horárias, slots e rotas, e da propriedade intelectual e marcas da LATAM, no valor de 8,64 bilhões de dólares, a empresa divulgou no seu relatório anual de 2023, apresentado no final de fevereiro.

Estas notas complementavam a garantia de um empréstimo B a prazo a cinco anos no valor de 1,1 bilhões de dólares, como parte do financiamento garantido para a saída do capítulo 11.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile