Início Mercado

Há apenas um punhado de Airbus A340-600 voando pelo mundo; veja onde

Foto: Mahan Air

A Airbus A340-600 é um dos últimos quadrimotores a voar com passageiros pelo mundo. Enquanto o modelo foi concebido para competir com o 777 da Boeing, os altos custos de manutenção e o elevado consumo de combustível o tornaram menos rentável nos últimos anos, com o advento de modernos bimotores.

Apesar disso, o A340-600 ainda tem seu uso ao redor do mundo, tendo a Lufthansa, da Alemanha, e a Mahan Air, do Irã, como as principais empresas a voar com este tipo de avião. Outras empresas a empregar o tipo são a Conviasa, da Venezuela, em voos esporádicos, bem como a espanhola Plus Ultra e a nigeriana Azman Air em seus fretamentos.

Em especial, a Lufthansa opera com a aeronave em rotas saindo de Frankfurt para cidades como Bogotá, Hong Kong e Nova York, além de voar de Munique para Charlotte, Chicago O’Hare, Newark e Washington.

Imagem: Lufthansa

Por sua vez, a Mahan Air usa o A340-600 nas rotas de Teerã para Bangkok, Dubai, Erbil, Guangzhou, Istambul, Phuket, Shanghai Pu Dong e Sulaymaniyah, como levantou o Aero Routes junto à OAG.

Com 75 metros de comprimento, o A340-600 é considerado o terceiro mais longo entre todos os aviões de passageiros, atrás do 747-8 e do 777-9 (que ainda não está certificado).

Nos últimos anos, a Airbus já encontrou um substituto para o A340-600, o A350-900, que tem menor consumo de combustível e custos de manutenção mais baixos. Além disso, o modelo foi projetado para ser mais aerodinâmico, o que também significa menos ruído nos voos.

Embora o A340-600 ainda esteja voando cada vez menos, o status de “avião aposentado” ainda deve demorar algum tempo para chegar, mas vai chegar.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.