No Paris Air Show de 2023, a Honeywell e a Curtis-Wright Corporation apresentaram novos modelos de gravadores de voz de cockpit (CVR) e gravadores de dados de voo (FDR) chamados de Honeywell Connected Recorder-25 (HCR-25). O produto já está disponível para encomenda pelas companhias aéreas que operam as famílias de aeronaves Boeing 737, 767 e 777.
Como detalha o Aviacionline, os novos gravadores HCR-25 podem ser adquiridos através da Boeing ou da Honeywell, embora a primeira seja responsável por realizar sua instalação.
O HCR-25 é baseado na tecnologia Fortress CVR compacta e leve da Curtiss-Wright e no conceito de design Honeywell Flight Recorder 5 (HFR5). Este novo gravador está em conformidade com os mais recentes regulamentos e requisitos estabelecidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que exige um mínimo de 25 horas de gravação de voz no cockpit para aeronaves com peso superior a 27.000 kg.
Várias regiões ao redor do mundo, incluindo Europa, Canadá, México e Cingapura, emitiram mandatos relacionados com base nos requisitos estabelecidos pela EASA.
“Gravadores de voz e dados de voo confiáveis são essenciais para garantir a segurança. Desde 2019, colaboramos com a Curtiss-Wright para projetar e desenvolver a próxima geração de gravadores de voz e dados compatíveis com mandato usando conectividade em tempo real. Por meio do aumento da conectividade, os operadores de aeronaves têm outra fonte de coleta de dados para melhorar a manutenção e o desempenho da aeronave”, disse Steve Hadden, vice-presidente de Serviços e Conectividade da Honeywell Aerospace.
O presidente e CEO da Curtiss-Wright Corporation, Lynn M. Bamford , disse: “Estamos orgulhosos de anunciar este importante marco de certificação de tipo da Boeing, que permite que o setor de aviação comercial aproveite a última geração de gravadores de voz e dados de voo Curtiss-Wright. Por mais de 60 anos, nossos gravadores de dados de voo ajudaram a melhorar a segurança da aviação e estamos muito satisfeitos em trabalhar em parceria com a Honeywell para garantir que esse legado continue.”