“Helicóptero da Boeing” começa a operar em bases de mísseis balísticos intercontinentais

U.S. Air Force Photo by Capt. Joshua Thompson

O primeiro helicóptero Grey Wolf, fabricado pela Boeing, entrou ontem em operação, protegendo importantes bases de mísseis balísticos intercontinentais. A estreia foi no 582º Grupo de Helicópteros, que atende à 341ª Ala de Mísseis, que fica na Base Aérea de Malmstrom, no estado de Montana.

O Boeing MH-139A Grey Wolf substituirá a frota envelhecida de helicópteros Bell UH-1N Huey (Sapão) em todas as unidades dentro do Comando de Ataque Global da Força Aérea, responsável por todos os mísseis balísticos intercontinentais dos EUA.

Esta base, como todas as outras, utiliza o único ICBM americano: o LGM-30 Minuteman III, que também é fabricado pela Boeing. O helicóptero, porém, não é um projeto americano, e sim italiano: o Leonardo AW139, já amplamente utilizado no mercado civil, inclusive no Brasil.

A Boeing fechou uma parceria com a Leonardo para fabricar o helicóptero nos EUA e oferecê-lo para a USAF, que mantinha os seus últimos Hueys operacionais na missão de proteção das bases dos ICBMs. Estes helicópteros fazem patrulhas em torno da área onde os mísseis são armazenados e lançados, assim como transporte interno de pessoal e equipamento, algo essencial em áreas remotas do meio-oeste americano onde ficam os centros de lançamento.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até