A Marinha do Brasil (MB) informou hoje que o 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1) realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um passageiro com problemas cardíacos, de 16 anos, na última quinta-feira, dia 15 de dezembro.
A aeronave SH-16 de registro N-3035 estava cumprindo voo diurno de adestramento ASW (Anti Submarine Warfare – Guerra anti-submarina) quando foi acionada como Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), interrompendo o adestramento e retornando ao Esquadrão, para realizar a troca de tripulação e o reabastecimento, com os motores ainda acionados (procedimento conhecido como “hotseat hotrefuel”).
O helicóptero decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro, em direção ao Estado do Espírito Santo, nas proximidades da cidade de Vitória, transportando um médico de Aviação e dois Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR), para realizar o resgate.
O navio de cruzeiro onde se encontrava o passageiro a ser resgatado estava afastado cerca de 15 milhas (24 km) a leste da costa capixaba.
O civil foi removido do cruzeiro para dentro da aeronave por meio do procedimento Hi-Line, como visto na imagem que ilustra esta matéria, foi trasportado até a cidade de Vitória e conduzido pelas autoridades locais ao Serviço de Atendimento Médico.
Informações da Marinha do Brasil