Helicóptero Esquilo realiza transporte aeromédico de idoso com bloqueio atrioventricular

Imagem: Governo da Paraíba

O Programa Coração Paraibano – uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica gerenciado pela Fundação PB Saúde – possibilitou que mais uma vida fosse salva, na tarde da última sexta-feira (31).

O paciente de 91 anos procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Alto Branco, em Campina Grande, e precisou ser transferido de emergência, pelo transporte aeromédico, para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na região metropolitana de João Pessoa. O voo ocorreu com o helicóptero AS350 Esquilo, denominado Acauã 2, de matrícula PP–CPB.

De acordo com o médico que acompanhou o idoso durante a transferência, Jucélio Marques, o paciente foi diagnosticado com um bloqueio atrioventricular total (interrupção parcial ou completa da transmissão do impulso dos átrios aos ventrículos), além da suspeita de um infarto agudo do miocárdio, por isso a necessidade de transferir com urgência para o Hospital Metropolitano.

Ao chegar na unidade hospitalar, o idoso foi recepcionado pela médica clínica Karen Arnoud, que o encaminhou para realização de exames complementares e definição da conduta clínica. O paciente segue internado em estado estável, consciente e orientado.

Coração Paraibano

Assim que o paciente é diagnosticado com os sintomas, baseado no protocolo do Coração Paraibano, os médicos da unidade de saúde onde o paciente recebeu o primeiro atendimento faz contato, por telemedicina, com especialistas do Metropolitano, hospital coordenador do programa, para receber orientação sobre os cuidados imediatos com medicação e exames de imagem.

Quando necessário, o paciente é encaminhado pela Central de Regulação Estadual para realizar procedimento de intervenção na hemodinâmica mais próxima via transporte, que pode ser feito pela base de ambulâncias, pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), ou via aeronave de UTI aérea.

Os centros de referência do programa são o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e o Complexo Regional Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidades onde estão localizadas as hemodinâmicas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias