Início Acidentes e Incidentes

Helicóptero que levava Presidente do Irã desaparece e buscas são iniciadas

O desaparecimento do helicóptero com uma das maiores autoridades iranianas chamou a atenção do mundo neste domingo.

Ebrahim Raissi, Presidente da República Islâmica do Irã, estava em visita à fronteira de seu país com o Azerbaijão, e no voo de retorno feito com 3 helicópteros, uma das aeronaves perdeu contato visual e por radar, e presumidamente colidiu contra o solo.

A bordo deste helicóptero, do modelo Bell 412, estavam, além de Raissi, o Ministro das Relações, Hossein Amir Abdollahian, e outras autoridades, que estavam presentes num evento junto de seus pares do Azerbaijão.

Até o momento, as agências estatais iranianas afirmaram que o helicóptero não foi encontrado, numa ocorrência já tratada como queda. Nenhum contato de emergência foi feito pela tripulação antes do desaparecimento.

Por outro lado, parte da população iraniana já celebra a morte de Raissi, que ganhou o apelido de “Carniceiro do Irã” por várias violações dos direitos humanos, incluindo execução de opositores e perseguição às mulheres.

A Turquia já informou que enviou 6 veículos, incluindo drone e helicópteros, e 32 militares para auxiliar o Irã nas buscas. O Azerbaijão também já dispobinilizou 2 helicópteros e 40 resgatistas suas equipes de busca e salvamento.