Início Aviação Militar

Hezbollah abate drone e danifica outro, ambos dos mesmos modelos usados pela FAB

O grupo terrorista libanês Hezbollah conseguiu atingir dois drones israelenses durante um ataque feito pela a Força Aérea de Israel, a IAF. Na manhã de segunda-feira, 26 de fevereiro, a IAF lançou um novo ataque contra bases do Hezbollah no vizinho Líbano, matando ao menos 3 líderes do grupo além de outros terroristas.

O ataque foi executado com caças, mas apoiado por drones que passaram a posição dos alvos inimigos para os aviões de ataque. E estes drones, por serem de menor velocidade, apesar de estarem voando mais alto, viraram alvos fáceis para os mísseis antiaéreos do Hezbollah.

Imagens divulgadas pelos próprios terroristas mostram ao menos um drone IAI Heron com o estabilizador horizontal danificado, e um vídeo mostra outro drone, do modelo Elbit Hermes 450, caindo em chamas pelo céu.

Ambos os modelos são utilizados no Brasil pela Força Aérea Brasileira (FAB), sendo que o Heron é operado em conjunto com a Polícia Federal, enquanto o Hermes foi o primeiro drone a ser voado no Brasil pela FAB. Ambas as aeronaves utilizadas no país foram colocadas como possíveis alvos de sanção caso a crise diplomática entre os governos brasileiro e israelense piore.

Sair da versão mobile