Início Empresas Aéreas

Hi Fly explica e mostra em vídeo os testes dos novos aviões Airbus A330 que chegaram à frota

Marcos Braga e Carlos Mirpuri – Imagem: Divulgação / Hi Fly

A companhia aérea Hi Fly, especializada em arrendamentos do tipo “wet leasing” de aviões e operações de fretamentos, informa que realizou recentemente os testes de seus dois recém-adicionados Airbus A330-200.

Além de explicar um pouco sobre os procedimentos, conforme pode ser lido abaixo nesta matéria, a empresa aérea também publicou o vídeo a seguir, para mostrar um pouco das ações envolvidas (Nota: nas configurações no canto inferior direito do player, é possível acionar as legendas do YouTube, e depois de acionadas, é possível também ativar a tradução automática para o português).

Antes que os aviões pudessem ingressar na frota, ambos, registrados sob as matrículas 9H-HFK e 9H-HFJ, tiveram que passar por testes de voo funcionais. Este é um procedimento contratualmente obrigatório em entregas de aeronaves, que a Hi Fly tem experiência e capacidade para realizar internamente.

No Aeroporto de Beja, no sul de Portugal, Carlos Mirpuri, Vice-Presidente do Grupo Hi Fly, e Marcos Braga estiveram no controle dos testes de voo multimissão. “Temos protocolos específicos para seguir e executar, assinalando itens de checklists habituais”, explica Carlos Mirpuri.

A série de testes completos incluiu diversas verificações de controle de voo realizadas em altitudes entre 10.000 e 20.000 pés (cerca de 3.000 a 6.000 metros), seguidas de verificações de baixa velocidade.

Outra tarefa foi o teste funcional do trem de pouso, incluindo até mesmo uma extensão do trem por gravidade, como recurso adicional de segurança, raramente utilizado em operações de voo regulares.

Como conclusão do programa de verificação de cada aeronave, ocorreram sobrevoos de pista e uma manobra de toque e arremetida.

Depois de assinalar as verificações exigidas uma por uma, Carlos Mirpuri ficou muito satisfeito: “As aeronaves estão como novas e prontas para serviço comercial. Não encontramos absolutamente nenhuma falha.”

Informações da Hi Fly

Sair da versão mobile