Início Aviação Militar

História do avião de ataque AMX será contada em documentário

O primeiro jato de combate desenvolvido e fabricado no Brasil irá virar documentário, que teve o seu trailer revelado esta semana.

O avião de ataque AMX foi o primeiro vetor dedicado totalmente ao reconhecimento e apoio aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele é fabricado e desenvolvido pela Embraer em parceria com a italiana Aeritalia e a Alenia Aermacchi.

O objetivo dele era substituir o Aermacchi MB-326 (AT-26 Xavante), fabricado no Brasil sob licença pela Embraer. Esta aeronave, porém, era originalmente desenhada para ser um treinador avançado e não um avião de ataque ao solo puro, mas o aprendizado da sua produção no país, junto com a parceria de sucesso com os italianos, abriu caminho para a chegada do projeto AMX.

Agora, a história do projeto e da vida operacional do AMX, que já cumpriu missões de ataque real no Afeganistão, será contada em um documentário.

Produzido pela Hunter Press, já conhecida no meio aeronáutico pelos documentários Tucano 35 e Joker, o filme Bullseye contará “a história do avião que redefiniu conceitos e trouxe uma nova perspectiva operacional para a FAB. As operações, os esquadrões, o programa industrial e o legado do programa AMX.”

O documentário será lançado no ano que vem no YouTube, mas o seu trailer foi divulgado esta semana e você pode conferir abaixo:

Sair da versão mobile