História do Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR) em série da TV Cultura

Neste sábado (11/11), a TV Cultura exibe um novo episódio da segunda temporada de Último Pouso – A História Vista de Cima, produção própria da emissora. A partir das 22h, o público conhece a história do Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR).

O enredo tem início em 1975, quando o Governo Federal e as principais empresas aéreas do Brasil reuniram-se para encontrar uma solução para um problema que afetava a cobertura da malha aérea nacional no âmbito regional.

Ao final dos anos 50, 354 cidades brasileiras eram servidas por voos regulares; nos anos 70, esse número tinha despencado para apenas 80 destinos regulares. As localidades mais isoladas foram deixando de ser atendidas por terem infraestrutura precária para operação com os aviões maiores que chegavam ou por serem rotas de custo operacional insustentável.

O Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR), criado em novembro de 1975, dividiu o país em cinco regiões com o objetivo de desenvolver a aviação regional. As cinco novas empresas, Nordeste, Rio-Sul, Taba, TAM e Votec,atendiam, cada uma, a uma determinada malha de caráter regional, desenhada segundo critérios operacionais pelos idealizadores do sistema.

Informações da TV Cultura

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias