Início Aviação Militar

Holanda começa a enviar caças F-16 para Ucrânia, mas eles vão antes para a Romênia

A Ucrânia está cada vez mais próxima de receber seus primeiros caças do Ocidente, mas a entrega inicial não foi para o país invadido pela Rússia.

Foto – DepositPhotos

Os caças de fabricação americana Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon deixaram os Países Baixos ontem em voo de entrega para a Ucrânia, mas pousaram na Romênia. Os 5 aviões F-16A pousaram em na 86º Base Aérea da Força Aérea da Romênia na cidade de Fetești, próximo da costa com o Mar Negro. Nesta base está sediado o 53º Esquadrão de Caça romeno, também equipados com F-16A.

Por várias vezes, a Força Aérea dos EUA e de outros membros da OTAN também fazem treinamento conjunto nesta base, que é a base da aliança militar mais ao leste, desconsiderando as bases turcas e também o fato que a Finlândia ainda não entrou completamente na OTAN.

Inclusive, foi desta base e do 53º Esquadrão que saíram os caças F-16 que interceptaram os primeiros Su-27 ucranianos que fugiram do país no início da invasão russa no ano passado, além das interceptações de Flankers da Rússia constantes a partir de Fetești.

É esperado que os 5 caças iniciem até dezembro o treinamento prático dos pilotos ucranianos, que durante 6 meses voarão apenas dentro do espaço aéreo da OTAN para aprender em voo como usar o F-16 contra alvos e aeronaves russas.

Sair da versão mobile