Holanda e a Áustria anunciam a aquisição conjunta de nove aviões de transporte KC-390 da Embraer

Divulgação – Embraer

A Holanda e a Áustria anunciaram a aquisição conjunta de nove novos aviões de transporte militar C-390 da fabricante brasileira Embraer. O Ministério da Defesa holandês já tinha planos de substituir os quatro aviões C-130 Hercules, que estão obsoletos. Viena juntou-se recentemente ao projeto.

Segundo o Luchvaartnieuws, com a parceria, a entrega das novas aeronaves sofrerá um pequeno atraso. Mas, em contrapartida, a Embraer garantiu um preço mais baixo aos compradores, segundo informou o secretário de defesa em exercício, Christophe Van der Maat, em uma carta ao Parlamento.

A defesa holandesa espera receber os novos aviões de transporte alguns anos mais cedo, uma vez que o fim de vida útil de suas aeronaves se aproxima e os modelos multifuncionais são amplamente utilizados em regiões de conflito mundial. Originalmente, a previsão era de que as novas aeronaves seriam entregues entre 2031 e 2033, mas a antecipação para 2026 já havia sido acordada. Esse prazo não será cumprido devido ao prolongamento das negociações, segundo informou Van der Maat.

Agora, espera-se que o primeiro avião seja entregue no final de 2027. Até o final de 2029, um total de cinco novas aeronaves deverão ser fornecidas. O Ministério da Defesa precisará de um avião de transporte a mais do que possui atualmente, pois espera-se que os voos com os novos C-390 sejam mais frequentes.

Os custos do projeto chegam a 1,7 bilhão de euros, valor que está dentro da faixa previamente comunicada ao Parlamento. O plano de aquisição dos C-390 foi anunciado pela primeira vez em 2022.

O Ministério da Defesa mostrou-se satisfeito com a participação da Áustria, que comprará quatro aeronaves. Além do preço mais baixo, a parceria é benéfica por resultar no uso do mesmo equipamento pelos dois países. Isso permitirá uma maior colaboração e troca de experiências e peças.

O C-390 já está em uso pelas forças aéreas do Brasil e Portugal. A Hungria possui um modelo para testes. Outros clientes incluem a Coreia do Sul e a República Tcheca.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias