Paraquedas aberto na hora errada derrubou o avião em que o paraquedista estava, matando o piloto

Um infeliz acidente, que ocorreu em 18 de fevereiro, com um avião Pacific Aerospace 750XL que estava em serviço de transporte de paraquedistas na cidade suíça de Grenchen, teve um relatório preliminar de investigação recentemente divulgado. O caso resultou na morte do piloto da aeronave, embora onze paraquedistas a bordo tenham consigo se salvar ao saltar do avião antes da queda.

O avião, um Pacific Aerospace 750XL caiu logo após as 14h00 locais na suíça. O avião, de matrícula HB-TCP, se chocou violentamente contra o solo. Testemunhas relataram que a aeronave caía praticamente em queda livre.

Inicialmente, especulou-se que o acidente poderia ter sido causado por um paraquedas que abriu prematuramente, mas, agora, a Swiss Transportation Safety Investigation Board (STSB) confirmou que foi, de fato, um paraquedas que se abriu dentro do avião.

Embora a investigação ainda esteja em andamento, o STSB confirmou que o paraquedas reserva de um dos paraquedistas a bordo se abriu prematuramente, empurrando-o para fora do avião e fazendo-o colidir contra o estabilizador horizontal, arrancando-o completamente do avião.

O paraquedista envolvido conseguiu pousar em segurança, embora tenha sido transportado para o hospital devido aos ferimentos sofridos. Outros 10 companheiros também conseguiram sair do avião e pousar em segurança, embora não se saiba se antes ou depois do paraquedista impactado.

Infelizmente, o piloto do avião teve um destino trágico, falecendo no impacto contra o solo. A STSB já confirmou que o piloto não estava equipado com paraquedas e que não poderia controlar o avião devido à falta do estabilizador horizontal. O avião pertencia à empresa local Skydive Grenchen, localizada no mesmo aeroporto. A investigação continua e, ao seu término, será emitido um relatório final.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias