Homem de 41 anos foi condenado a prisão por tentar levar explosivo em avião com destino a Orlando

Airbus A320
Imagem: Redlegsfan21, CC BY-SA 2.0, (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/), via Flickr

Um homem de 41 anos foi condenado a dois anos e meio de prisão por tentar levar um dispositivo explosivo a bordo de um avião com destino a Orlando em fevereiro de 2023, resultando em uma enorme operação do FBI, incluindo uma equipe de desarmamento de bombas e uma caçada ao suspeito.

Como noticia o PYOK, Marc Muffley foi condenado a uma pena de prisão de 30 meses, seguida por 3 anos de liberdade supervisionada em sua audiência de sentença na quarta-feira passada, após admitir tentativa de colocação de dispositivo explosivo em uma aeronave e posse de um explosivo em um aeroporto.

Os promotores alegaram que na manhã de 27 de fevereiro de 2023, Muffley entrou no Aeroporto Internacional Lehigh Valley, na Pensilvânia, com uma mala contendo um dispositivo explosivo, além de um tubo de butano, baterias de lítio e um isqueiro.

Muffley despachou a mala para um voo da Allegiant Airlines com destino a Orlando, mas ela foi impedida de ser carregada no avião depois que oficiais da TSA, que realizavam a rotineira triagem de bagagens por raios-x, foram alertados para um item suspeito na mala.

Os oficiais encontraram um composto circular na mala, que media aproximadamente três polegadas de diâmetro e estava envolto em papel semelhante a cera.

Um técnico de bombas do FBI foi chamado ao local e, após uma cuidadosa checagem, determinou-se que o composto continha um tipo granular de pó, consistente com um fogo de artifício de grau comercial. Estavam ligados ao composto dois pavios – um de acendimento rápido e outro mais lento, que parece ter sido adicionado posteriormente.

Oficiais chamaram Muffley pelo sistema de alto-falantes do aeroporto, levando-o a fugir imediatamente do local e chamar a namorada para buscá-lo. Muffley então mudou seu número de telefone numa tentativa desesperada de impedir que alguém o rastreasse, mas o FBI conseguiu localizá-lo e o prendeu no dia seguinte.

O motivo por trás das ações de Muffley ainda não foi revelado, mas Wayne A. Jacobs, agente especial encarregado do FBI Philadelphia, alertou que as autoridades federais evitaram um “incidente potencialmente letal”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias