Honda renomeia seu futuro jato leve, com qual promete revolucionar o mercado em seu nicho

A Honda Aircraft renomeou como Echelon o jato leve em desenvolvimento, com qual promete revolucionar o mercado em seu nicho, concorrendo diretamente com os jatos executivos Phenom da Embraer. Marcada pela excelência em seus projetos, a Honda Aircraft revelou os primeiros detalhes de produção e o esperado cronograma de testes do Echelon, anteriormente conhecido como 2600.

A nova marca trás consigo uma proposta em que eleva os padrões de eficiência, além de proporcionar conforto e conveniência premium aos seus usuários. Segundo a empresa, o desenvolvimento do Echelon ocorre desde 2021, quando foi apresentado inicialmente em um evento da NBAA. A expectativa é que o jato realize seu primeiro voo de testes em 2026, dois anos antes de sua certificação oficial prevista para 2028.

De acordo com o presidente-executivo da empresa, Hideto Yamasaki, o HondaJet Echelon foi concebido com a intenção de criar uma nova categoria no mercado aeronáutico, superando a experiência oferecida pelos jatos leves convencionais. Yamasaki descreve o Echelon como uma evolução natural dos projetos da Honda Aircraft, que, atualmente, produz somente o jato muito leve HA-420 HondaJet.

Com o Echelon, a Honda Aircraft pretende competir na faixa de tamanho de jatos leves renomados, como o Phenom 300 da Embraer e o Citation CJ4 e Citation Latitude da Cessna.

O HondaJet Echelon marca a entrada da Honda Aircraft Company em uma nova categoria de jatos, com capacidade para acomodar até 11 ocupantes. O modelo permite ainda um voo transcontinental eficiente, sendo o primeiro jato leve do mundo capaz de voar de uma costa a outra nos Estados Unidos (2.625 milhas ou 4.862 km), sem escalas. O nome Echelon traduz o caminho visionário da empresa para a próxima geração de jatos executivos, trazendo novos patamares de eficiência, sem deixar de lado todo o conforto e conveniência, tão presentes no DNA da Honda Aircraft Company.

A aeronave será equipada com dois motores Williams International FJ44-4C, capaz de transportar até 10 passageiros, alcançar uma velocidade de até 450kt (833km/h) e contar com um alcance de 2.625nm (4.862km) com cinco pessoas a bordo. Isso faz do Echelon o primeiro jato leve monopiloto capaz de realizar voos transcontinentais sem escalas nos Estados Unidos.

Além disso, o HondaJet Echelon também tem como destaque seus sistemas eletrificados e automatizados, aprimorando a capacidade do piloto, reduzindo sua carga de trabalho e aumentando a segurança durante os voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias