IAG implementa programa de compra de ações para finalizar a aquisição da Air Europa

Em conformidade com a autorização concedida pela Assembleia Geral Anual de Acionistas realizada em 26 de junho, o IAG (dono da British Airways e da Iberia) anunciou que irá implementar um programa de compra de ações para garantir a entrega de ações à Globalia como parte da consideração pela aquisição proposta da totalidade do capital restante (80%) da Air Europa.

Como anunciado anteriormente, a aquisição proposta da Air Europa está sujeita a aprovações regulatórias e outras. Se a aquisição planejada não for concluída, as ações adquiridas pelo Programa poderão ser usadas para atender premiações de ações a executivos e funcionários (incluindo diretores executivos) feitas de acordo com os planos de incentivo a ações da IAG.

O Goldman Sachs foi contratado para implementar o Programa. O Goldman Sachs (e/ou seus delegados) realizará as compras de ações em nome da Companhia (agindo como principal sem risco e não como agente) e tomará todas as decisões de negociação de forma independente, sem influência da Companhia.

O Programa de compra de ações terá as seguintes características:

a) Mercado regulado: As ações serão adquiridas tanto na Bolsa de Valores de Londres como nas Bolsas de Valores espanholas.

b) Valor pecuniário máximo alocado ao programa: €70.000.000.

c) Número máximo de ações a serem adquiridas: até 27.064.575 ações ordinárias, que representam 0,5% do capital social da Companhia na data atual (1 de julho de 2024).

d) Consideração máxima por ação: as ações serão adquiridas ao preço máximo do último negócio independente realizado e da maior oferta de compra independente corrente na bolsa onde a aquisição é realizada.

e) Volume máximo por sessão de negociação: não mais que 25% do volume médio diário das ações negociadas na bolsa nos 20 dias anteriores à data de compra.

f) Duração: O Programa começará em 1º de julho de 2024 e terminará no máximo em 2 de agosto de 2024, a menos que seja encerrado pela Companhia ou pela Goldman Sachs em caso de ocorrência de alguma circunstância que assim aconselhe ou exija.

As ações compradas pelo Programa serão guardadas como ações em tesouraria.

Informações publicadas na Bolsa de Londres

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias