IATA alerta sobre impacto devido à mobilização dos controladores de tráfego aéreo chilenos

Imagem: IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) fez um apelo urgente ao Colégio de Controladores de Tráfego Aéreo do Chile, à Direção Geral de Aeronáutica Civil, à DGAC e ao Ministério da Defesa para que tomem todas as medidas necessárias para evitar uma nova desaceleração nos trabalhos de controladores em todo o país durante oito horas anunciadas para esta quinta-feira, 26 de outubro, priorizando o bem-estar de todas aquelas pessoas que precisam utilizar um serviço essencial como o transporte aéreo.

Segundo a IATA, se esta medida for aplicada, terá um efeito negativo incalculável nas pessoas e no tráfego aéreo. O impacto do protesto de 6 de outubro foi grande, afetando quase quatro mil passageiros num período de quatro horas. 

Este novo anúncio indica uma maior duração das manifestações, agendadas entre as nove da manhã e as 17 horas, pelo que o impacto em todos os voos comerciais do país e, sobretudo, em milhares de passageiros poderá ser ainda maior, gerando prejuízos milionários para o turismo e prejudicando mais do que nunca a imagem do país, tendo em vista que ocorreria em pleno desenvolvimento dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago 2023.

“Reconhecemos o grande trabalho realizado pela DGAC, trabalhando todos os dias pela segurança aérea em cada um dos aeroportos do Chile, com elevados padrões que lhe permitiram gozar de prestígio internacional. Sabemos que as mesas de negociações continuam e esperamos que este conflito seja resolvido o mais rapidamente possível. A aviação é um meio de transporte vital para a mobilidade das pessoas, a conectividade e o desenvolvimento social e económico do Chile”, disse a IATA em nota.

Informações da IATA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias