IATA lança o FuelIS para otimizar o consumo de combustível das companhias aéreas

Imagem: Scharfsinn, via Depositphotos

Dubai, Emirados Árabes Unidos – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou o lançamento do IATA FuelIS, uma solução avançada de análise para otimizar o consumo de combustível das companhias aéreas, utilizando dados de voo e combustível agregados e anonimizados.

“O IATA FuelIS é uma ferramenta analítica robusta para as companhias aéreas tomarem decisões estratégicas e operacionais para otimizar o consumo de combustível, reduzir os custos do combustível e melhorar o desempenho ambiental. Ao permitir que as companhias aéreas comparem seu desempenho no consumo de combustível com os dados agregados da indústria, elas podem entender onde estão se destacando e onde precisam tomar ações”, disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e segurança da IATA.

Entre os recursos principais do FuelIS, estão a avaliação de eficiência de combustível da frota, em que a eficiência de carga dos diferentes tipos de aeronaves em diferentes regiões e períodos pode ser analisada pela comparação da queima de combustível por tonelada operacional de quilômetro (OTK) com as médias da indústria; e a análise de referência do aeroporto, em que a quantidade de combustível ao pousar pode ser medida para as aeronaves, e pode ser comparada com as quantidades de combustível agregadas de todas outras companhias aéreas pousando no mesmo aeroporto.

Os fabricantes dos equipamentos originais (OEMs) também podem usar o IATA FuelIS para avaliar a eficiência de combustível de suas aeronaves ou motores frente às médias da indústria, adquirindo insights valiosos sobre mercados, regiões, países e tipos de frota específicos, com base em dados operacionais reais e ajudando seus clientes a utilizar seus produtos de forma eficiente.

O IATA FuelIS usa dados do sistema de gerenciamento de dados de aviação global (GADM) da IATA. Esses dados são provenientes do programa de troca de dados de voo (FDX), que agora inclui dados de combustível de 215 companhias aéreas em todo o mundo, suficiente para garantir o mais alto nível de precisão nos insights que podem ser derivados.

Auxiliando o melhor desempenho – Atualmente, o combustível representa quase um terço das despesas operacionais de uma companhia aérea. Desde 2005, a IATA tem trabalhado com as companhias aéreas para identificar oportunidades de economia de combustível. O IATA FuelIS apoiará ainda mais esse objetivo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias