Ibama realiza 1º Encontro Nacional de Instrutores de Pilotagem Remota Órgãos Públicos

Imagem: Ibama

Entre os dias 3 e 5 de outubro, o Ibama promoveu o I Encontro Nacional de Instrutores de Pilotagem Remota de Órgãos Públicos, realizado por meio da Coordenação de Operações Aéreas (Coaer).

Nesta primeira edição, participaram 67 servidores públicos de carreira das esferas federal, estadual e municipal, representando 28 instituições. Entre elas, destaca-se o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ministérios públicos, a Receita Federal, a Polícia Federal, polícias militares, polícias civis e corpos de bombeiros.

Durante os três dias do evento, os participantes ministraram palestras, promovendo a troca de experiências relacionadas às atividades instrucionais conduzidas em suas instituições. As discussões também estimularam a reflexão sobre padrões mínimos para a formação de pilotos remotos de órgãos públicos.

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi responsável pela exposição de abertura e fechamento do evento, apresentando atualizações importantes da legislação vigente acerca do tema e proporcionando o diálogo com os operadores públicos.

A realização do evento foi imprescindível para a reestruturação do Curso de Formação de Pilotos Remotos do Ibama. Atualmente, o treinamento acumula mais de 200 pilotos remotos formados e é reconhecido pela sua excelência na implementação do uso da tecnologia de aeronaves remotamente pilotadas.

Informações do Ibama

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias