Início Variedades

Icônico Boeing 747-400 de cor azul com muita história acaba no desmanche em aeroporto europeu

O processo de desmontagem da última aeronave Boeing 747-400, da qual a companhia holandesa KLM se despediu, foi iniciado no aeroporto de Londres-Stansted, como mostra uma publicação na rede social Reddit (abaixo). As partes valiosas da aeronave serão aproveitadas ao máximo.

A KLM optou por se despedir de forma acelerada e sem celebração dos seus aviões de passageiros 747-400 durante a crise da Covid-19. O “City of Vancouver”, nome oficial do jato matriculado PH-BFV, foi a última aeronave a deixar a Holanda. Em 15 de março de 2021, seguiu seu rumo sob o olhar atento de entusiastas no Aeroporto de Schiphol.

O avião foi comprado pela Longtail Aviation/JetOneX, que realizou voos de carga durante um curto período sob a matrícula VQ-BWM. No entanto, a empresa encerrou precocemente as operações com a aeronave após uma forte queda nas tarifas de frete aéreo. Durante essa fase, a aeronave também foi vista no Aeroporto de Maastricht.

Desde 2022, o avião não estava mais em uso e, atualmente, o processo de desmontagem foi iniciado. Nenhum dos Boeing 747-400 dos quais a KLM se desfez está em uso por outras companhias.

Por outro lado, a subsidiária Martinair/KLM Cargo ainda opera com quatro cargueiros 747. Porém, essas aeronaves serão substituídas a partir de 2026 por cargueiros Airbus A350, mais modernos e silenciosos.

What’s happening here? 747 spotted at Stansted on 9th June 2024 with the back third hanging off?
byu/SockedandLoaded inaviation
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.