Idosa de 70 anos com insuficiência ventilatória é evacuada por helicóptero H-36 Caracal no RS

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, chegou à Base Aérea de Canoas (BACO) no domingo (12). Em sua primeira missão de auxílio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul (RS), o esquadrão realizou, na segunda-feira (13/05), uma Evacuação Aeromédica (EVAM) com um helicóptero H-36 Caracal na cidade de Triunfo (RS).

Segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB), a paciente é uma mulher de 70 anos de idade que estava hospitalizada, com insuficiência ventilatória, e precisava de atendimento mais especializado em Canoas (RS). No entanto, devido às condições rodoviárias, o transporte só poderia ser feito por via aérea.

De acordo com o Capitão Médico Tiago Bartzen Perreira, responsável por acompanhar a paciente a bordo, ela já tinha um histórico de insuficiência cardíaca, infarto e diabete. “Devido ao quadro clínico da paciente, foi necessária a entubação com sedação e a administração de medicação para manter a pressão. O transporte foi rápido e sem mais intercorrências, o que garantiu a segurança da paciente”, explicou o militar da FAB.

A paciente foi levada à BACO, onde uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), realizou o transporte até o Hospital Universitário de Canoas.

Ao final da missão, um dos pilotos do helicóptero, Capitão Aviador Arthur Fernandes Mendes dos Santos, relatou os desafios da missão, principalmente os relacionados à meteorologia atual que dificultam a visibilidade, mas que não impossibilitaram o sucesso da missão. “Conseguimos pousar com segurança e fazer a extração dela em 10 minutos, o que foi extremamente ágil diante do estado de gravidade da paciente embarcada”, disse.

Asas Rotativas da FAB na operação

Até o momento, 20 aeronaves foram empregadas na Operação Taquari 2. Os helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) estão de prontidão nas Bases Aéreas de Canoas (BACO), de Santa Maria (BASM) e Florianópolis (BAFL) com atuação diária.

Pelos rotores das aeronaves H-60L Black Hawk, operadas pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera e pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano; e H-36 Caracal, operadas pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão – e Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma milhares de pessoas já foram resgatadas e toneladas de doações foram entregues às vítimas da enchente que assola grande parte do Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Último Boeing 767 da Condor se despede da Alemanha com voo...

0
A aeronave decolou para seu último voo sob a marca da Condor, com destino aos EUA, onde em breve será devolvida à sua empresa de leasing.