O raro e exótico avião Airbus Beluga foi atingido por um raio logo após a decolagem e a cena foi flagrada por uma pessoa em solo.

O caso aconteceu quando o BelugaXL, um avião A330 modificado para levar imensas peças de outras aeronaves da Airbus, decolou de Hawarden, no Reino Unido, para Hamburgo, na Alemanha. O voo rotineiro do A330-700L, que ligaria duas linhas de produção da Airbus, passaria despercebido se não fosse a fotografia de um raio atravessando a aeronave. Ela foi tirada por uma pessoa em solo, ainda desconhecida e começou a circular na web.
Nela, é possível ver o raio encostando no nariz da aeronave e também na sua cauda, enquanto ela sobe. Apesar de ser impressionante e até assustadora, esta ocorrência é corriqueira na aviação e não apresenta riscos, como a Airbus mesmo confirmou.
Por ser replicar as características de uma “Gaiola de Faraday”, os aviões geralmente não sofrem danos diretos de raios, já que a fuselagem é uma espécie de blindagem eletrostática, assim como as carrocerias dos carros.
A Airbus afirmou que, seguindo os procedimentos operacionais previstos, o jato seguiu normalmente até a Alemanha, e uma inspeção preventiva será feita nele antes do próximo voo.
BROUGHTON | At 13:00 Beluga XL5 departing Hawarden was struck by lightning. This is a routine event in aviation and the aircraft continued on its journey to Hamburg as planned. In accordance with standard operating procedure, the aircraft will be inspected before its next flight. pic.twitter.com/rO8LHAXye2
— Airbus In The UK (@AirbusintheUK) November 1, 2022