Importância do REVO com KC-390 é destacada durante o EXCON Escudo-Tínia 2023

Imagem: Força Aérea Brasileira

A sexta edição do EXCON Escudo-Tínia 2023 representou um marco significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB), evidenciando o compromisso e a capacidade de adaptação do efetivo em operações multidomínios. Durante o exercício, que integra os poderes aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético, foi destacado a modernização no treinamento das tropas.

Um dos pontos altos da edição foi a execução de ações de Reabastecimento em Voo (REVO) pelo KC-390 Millennium para os caças F-5M, representando uma transição estratégica em relação às edições anteriores, onde tais operações eram conduzidas pela aeronave C-130 Hércules.

O REVO, além de ser uma manobra impressionante, desempenha um papel crucial na ampliação da operacionalidade dos caças F-5M. Este ano, a substituição para o KC-390 Millennium não apenas potencializou a capacidade dessas aeronaves no cumprimento das missões, mas também resultou em benefícios significativos, como o aumento da autonomia de voo.

O Major Aviador Anderson Dias Santiago, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que opera o KC-390 Millennium, compartilhou sua perspectiva sobre as ações no Exercício: “O KC-390 já tem consolidado muito bem a sua operação como aeronave abastecedora. E no Escudo-Tínia 2023 realizamos várias missões, com regularidade em aeronaves recebedoras, o que permite ampliação da autonomia de voo dessas aeronaves e melhoria na possibilidade de treinamento de combate.

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Capitão Aviador Bruno Iha, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, ressaltou o papel vital do REVO no EXCON: “Com isso, conseguimos desenvolver treinamentos mais extensos e praticamente dobramos a nossa permanência em relação ao que era realizado anteriormente. Esta conquista é fruto da presença do KC-390, que é um vetor excelente para este tipo de exercício em que possibilita realizar o reabastecimento em maiores altitudes e maiores velocidades.

O Capitão Aviador André Vianna Vasconcelos Justo, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) – Esquadrão Jambock, enfatizou aspectos relevantes das ações de REVO no EXCON: “O reabastecimento em voo do F-5M com o KC-390 permite que o caça fique muito mais tempo no combate. Essa atuação proporciona um melhor aproveitamento do combustível, resultando em uma maior autonomia e maior vultime.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Atuação do KC-390 Millenium 

No EXCON Escudo-Tínia 2023, a atuação do KC-390 é fundamentada em três frentes: Assalto Aeroterrestre, que consiste no lançamento dos paraquedistas em áreas específicas em coordenação com o Exército Brasileiro (EB); Ressuprimento Aéreo, por meio de lançamento de cargas; e Reabastecimento em Voo, a transferência de combustível para aeronaves recebedoras, o que permite uma autonomia maior para o combate nas zonas de conflito das aeronaves de caça.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Projeto em análise na Câmara regulamenta desconto sobre alíquota paga por...

0
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 43/24 regulamenta o regime diferenciado das operações com combustíveis (fósseis e renováveis) e