Impressionantes as imagens da tempestade de areia que fechou aeroportos das Ilhas Canárias

Turistas ficaram presos em aeroportos nas Ilhas Canárias nesse final de semana depois que uma tempestade de areia do Saara deixou as ilhas espanholas completamente cobertas, reduzindo a visibilidade das aeronaves.

Ilhas Canárias Tempestade Areia Deserto Saara Vídeo

Os voos dos aeroportos de Gran Canaria, Lanzarote, La Palma, Tenerife Norte e Tenerife Sul foram cancelados devido às condições climáticas, embora as equipes de atendimento ao cliente tenham dito que os aeroportos permanecem abertos.

Os passageiros foram aconselhados a entrar em contato com sua companhia aérea e tentar obter acomodação durante a noite se o voo fosse cancelado.

Na manhã dessa segunda-feira, a Aena, administradora dos aeroportos, disse que voos de quatro deles – Gran Canaria, Lanzarote, La Palma e Tenerife Norte – poderiam decolar, enquanto aqueles que partem do Tenerife Sul continuariam em solo.

Centenas de passageiros ficaram sentadas no chão esperando por mais informações.

Greg Horsman, 29, estava de férias com sua namorada e seus amigos em um cruzeiro pela Tui e deveria voltar para casa em Manchester na noite de sábado. “Deve haver planos de contingência para quando um evento climático aterrar voos. Todos eles ficavam dizendo ‘Oh, nunca vimos isso acontecer antes’, o que eu entendo, é uma loucura da natureza, mas quando o clima aterra todos os voos, certamente existe um plano de contingência que é implementado para que as pessoas possam organizar as acomodações”.

Graham Whiteman, 30, chegou ao aeroporto de Las Palmas às 17h no sábado à noite, mas descobriu que seu voo da Tui de volta para Doncaster havia sido cancelado. “Sou diabético tipo 1 e, quando expliquei a um representante da Tui que não teria insulina suficiente pelas próximas 24 horas, a resposta deles foi que eles lidariam com isso quando se tornasse uma emergência.”

Uma porta-voz da Tui disse: “Gostaríamos de pedir sinceras desculpas aos clientes pela perturbação causada pelas condições climáticas adversas e mutáveis. A segurança de nossos clientes e equipe é sempre a nossa maior prioridade e estamos trabalhando incansavelmente para encontrar as melhores soluções para todos os nossos clientes. ”

Viajantes publicaram fotografias do céu laranja nas ilhas, enquanto o vento continuava atingindo cidades litorâneas.

Ilhas Canárias Tempestade Areia Deserto Saara
Imagem de satélite mostra a areia do Saara empurrada sobre as Ilhas Canárias

A névoa pesada chegou na noite de sábado (22), seguida por ventos fortes durante a noite. Na manhã de domingo, tudo estava tomado por uma névoa amarelada trazida pelos ventos vindos do deserto africano.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boliviana de Aviación manterá voos entre Cochabamba e São Paulo ao...

0
A Boliviana de Aviación, companhia aérea estatal boliviana, confirmou que manterá seus voos regulares entre Cochabamba e São Paulo (Guarulhos)