Inaugurado o pátio para aeronaves “widebody” no Aeroparque, em Buenos Aires

A Aeropuertos Argentina 2000 inaugurou oficialmente na quinta-feira (14) a primeira etapa das obras da nova Plataforma Norte do Aeroporto Jorge Newbery de Buenos Aires, construída sobre o que antes era o estacionamento de veículos, informou o Aviacionline.

Esta plataforma de 49.000 m2 tem a particularidade de ser, em conjugação com o alargamento da pista para 2.690 metros em 2021, o que permitirá a operação regular de aeronaves de fuselagem larga como o Airbus A330 ou o Boeing 787 no Aeroparque, com duas posições para estes, ou cinco para aeronaves de fuselagem estreita.

Na primeira etapa foram investidos US$ 11 milhões, aos quais se somarão outros US$ 9 milhões para a segunda etapa que, uma vez concluída, ocupará 62.000 metros quadrados, permitindo três posições para aeronaves de fuselagem larga e duas de fuselagem estreita, ou então sete de corpo estreito.

Também foram realizadas tarefas adicionais, como a instalação de um sistema de balizamento com luzes de pista de táxi e sistemas de barras de parada.

“Essas obras também contribuem para as economias regionais de todo o país, ajudam a aumentar a conectividade, promovem o turismo receptivo e emissor, nacional e internacional. O Aeroparque tem esse perfil e estamos orgulhosos de cumprir a nossa missão de conectar pessoas, bens e culturas para contribuir para um mundo melhor”, disse Daniel Ketchibachian, CEO da AA2000.

O que há mais de um ano era boato sobre as intenções da Aerolíneas Argentinas de, agora, concretizar o antigo desejo de operar com seus A330 a partir do Aeroporto Jorge Newbery, foi confirmado em junho deste ano, quando lançaram a comercialização de seus voos para Miami, Nova York, Puerto Iguazú, El Calafate e Ushuaia com expectativa de começar a operá-los em agosto.

No entanto, atrasos na auditoria da Administração de Segurança de Transportes dos Estados Unidos (TSA) às instalações do Aeroparque, bem como outras questões operacionais, têm adiado o início das operações até serem desprogramadas e sem data oficial de conclusão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias