
Na última sexta-feira, dia 19 de agosto, tiveram início os trabalhos de derrubada de 162 hectares de macieiras na área em que estarão futuramente localizadas parte da pista, o terminal e o estacionamento do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.
Segundo descreve a Prefeitura de Caxias do Sul, depois de anos da definição de que o novo equipamento seria no Distrito de Vila Oliva, na última semana deu-se início a essa primeira intervenção na área.
A plantação está em uma área que já foi desapropriada pela Prefeitura. O Procurador-Geral Adjunto do município, Felipe Dal Piaz, diz que a área já está registrada em nome do município e o proprietário já recebeu o valor da indenização correspondente.

Após a derrubada, as árvores receberão um tratamento químico, conforme recomendado e exigido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
“Com esse procedimento, fica excluído qualquer risco fitossanitário, já que o pomar não seria mais tratado após a desapropriação”, explica o procurador.
O prefeito Adiló Didomenico comemorou: “É um momento importante, simbólico. É o primeiro ato concreto que nos levará à instalação do aeroporto. Toda nossa região espera há muitos anos por isso”.
Informações da Prefeitura de Caxias do Sul