Início Controle de Espaço Aéreo

Instalações de radares bolivianos recebem visita da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira

Imagem: DECEA

O Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Ricardo Antunes Gomes, representante da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia), foi convidado pelas autoridades do Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo da Bolívia (COSDEA) a participar das inspeções aos radares bolivianos localizados em Santa Cruz de La Sierra e Trinidad, entre os dias 13 e 15 de setembro.

A presença do assessor técnico da MTAB integrou a agenda de manutenção dos radares bolivianos, conforme planejado pela equipe do COSDEA. O objetivo era supervisionar o processo de manutenção preventiva e avaliar as condições das instalações dos equipamentos radar. Dessa forma, buscava-se proporcionar o devido suporte técnico e identificar oportunidades de aprimoramento nos procedimentos.

Na ocasião, foram inspecionados os radares secundários autônomos modelos RSM 970S, que fornecem dados para o gerenciamento do tráfego aéreo por meio do envio de interrogações ao equipamento transponder das aeronaves e respondem ao radar com informações de identificação e de posição (vertical e horizontal).

Durante a inspeção, o assessor técnico pôde orientar a equipe técnica do COSDEA sobre diversas questões, considerando as lições aprendidas na manutenção dos radares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como a necessidade de controle dos serviços executados e o uso de equipamentos de proteção individual.

O Tenente-Coronel Gomes falou sobre a importância da visita. “Foi uma experiência muito boa, pois somente conhecendo a realidade da infraestrutura local poderemos apontar as necessidades, identificar as prioridades e as oportunidades de melhorias na manutenção e na operação dos equipamentos radares adquiridos pela Bolívia”, ressaltou o oficial.

A MTAB-Bolívia vem trabalhando na elaboração de documentação técnica para apoiar as equipes do COSDEA no processo de manutenção, na padronização dos procedimentos e nos registros de controle de manutenção, visando otimizar os recursos locais e prolongar a vida útil dos equipamentos radares e de sua infraestrutura associada.

Informações do DECEA

Leia mais:

Sair da versão mobile