Instalações do Centro de Operações Espaciais da FAB recebe visita de ministros de Estado

Imagem: Ministério das Comunicações

Na manhã da última quinta-feira (10), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, visitou as instalações e o trabalho do Centro de Operações Espaciais (Cope) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Trata-se da unidade do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) responsável pelo monitoramento e controle dos satélites brasileiros, especialmente do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A visita também contou com as presenças do ministro da Defesa, José Múcio, e pelo presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho.

O Cope é responsável pelo lançamento e controle de sistemas espaciais. O Centro atua no controle e manobra (quando necessário) de satélites que oferecem serviços de telecomunicações e de defesa nacional. “O que temos aqui é uma estrutura de excelência, que emprega o que há de mais avançado em tecnologia espacial em prol não somente dos serviços de telecomunicações no Brasil como também da soberania nacional”, afirma o ministro Juscelino Filho.

Os satélites operados pelo Cope são utilizados para sensoriamento remoto, detecção de mudanças no espaço terrestre (o que é útil para monitorar desmatamento, por exemplo), mudanças na viscosidade da água (função útil para detectar vazamentos de óleo), detecção de pistas não homologadas e de objetos e alvos, como aeronaves.

De acordo com a Telebras, o Cope é “referência nacional e internacional, pela complexidade e modernidade de suas instalações”. Inaugurado em 2020, o centro foi construído para servir como centro de controle para o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), e com disponibilidade para atender diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita.

Informações da FAB

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias