Investigação do FBI questiona excesso de upgrades gratuitos em voos para o prefeito de Nova York

Uma investigação da FBI está sendo realizada abordando o recebimento de upgrades gratuitos de viagens para o prefeito de Nova York, Eric Adams, oferecidos pela companhia aérea Turkish Airlines. A apuração ocorre em meio a um inquérito mais amplo sobre suposta corrupção durante a campanha eleitoral de Adams em 2021.

Como informa o NY Times, as alegações sobre tais benefícios levaram a FBI a realizar buscas e apreensões de dispositivos eletrônicos de Adams e nas residências de outras pessoas supostamente envolvidas nesses acordos, incluindo um ex-executivo da Turkish Airlines.

Adams é conhecido por elogiar publicamente a Turkish Airlines, descrevendo-a como “minha maneira de voar” e mencionando que recebeu upgrades. No entanto, não está claro o número de upgrades que o prefeito recebeu da companhia aérea.

Ainda não existem acusações formais contra Adams e se um crime de fato foi cometido pode depender de haver uma troca de favores. Impulsionar ilegalmente doações para campanha pode ser indícios de irregularidades, mas upgrades concedidos para viagens oficiais ou lazer aparentemente não se encaixam como contribuição de campanha. Pelo menos é improvável que Adams estivesse buscando votos em Istambul.

Há indicações de que o prefeito pode ter facilitado aprovações para o novo consulado da Turquia em Nova York, mas isso parece pouco relevante. Assim, quais seriam os possíveis contratempos relacionados aos upgrades gratuitos da Turkish Airlines para o prefeito de Nova York? É isso o que o FBI terá que dizer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias