Início Acidentes e Incidentes

Investigadores concluem que homem se jogou intencionalmente dentro do motor do Embraer da KLM

Avião Embraer E195-E2 KLM Cityhopper
Imagem: Embraer

Investigadores da polícia militar holandesa concluíram que o homem que faleceu após ser sugado para um motor de avião no aeroporto de Amsterdã-Schiphol entrou intencionalmente naquela parte da aeronave.

O caso, amplamente divulgado na mídia, ocorreu em 29 de maio, quando a aeronave, um Embraer 190 da KLM Cityhopper, havia acabado de completar o procedimento de reboque e estava se preparando para taxiar para a decolagem em direção a Billund.

A vítima, cuja identidade foi confirmada, trabalhava para uma empresa no aeroporto de Schiphol, segundo a Koninklijke Marechaussee, a polícia militar real da Holanda. No entanto, nenhuma informação adicional foi divulgada.

“O inquérito mostrou que ele escalou deliberadamente o motor da aeronave. Este é um caso de suicídio”, esclareceu a polícia. Concluída a investigação do ocorrido, a corporação afirmou que não fornecerá mais informações.

A KLM Cityhopper confirmou que o evento envolveu o serviço KL-1341. A aeronave envolvida (de registro PH-EZL) é equipada com motores General Electric CF34.

O caso coloca em destaque as questões de segurança nos aeroportos, realçando a importância de medidas rígidas para evitar que esses incidentes trágicos ocorram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.