Início Indústria Aeronáutica

Irkut termina os testes estáticos do avião MC-21 e atinge importante marco

A Irkut concluiu os testes estáticos do MC-21, com o qual a Rússia espera competir com o Boeing 737 MAX e o Airbus A320neo. Durante o último ciclo de testes, foram validadas as características de resistência estática da aeronave, informa o site Aviacionline.

Os testes foram realizados pelo Instituto Central de Aerohidrodinâmica (TsAGI, por sua sigla em russo). Lá, foi realizada uma série de estudos de resistência estática da fuselagem da aeronave, durante os quais ela foi submetida a cargas que excediam significativamente as operacionais para verificar os parâmetros de projeto.

Como parte desses testes, vários níveis de carga foram implementados: primeiro no ambiente operacional, depois no nível máximo de projeto e, finalmente, na destruição da fuselagem. Com isso, buscou-se determinar a capacidade máxima de carga da estrutura. Segundo a Irkut, os resultados obtidos confirmaram todos os parâmetros estabelecidos no projeto.

Também foi analisado o caso de um pouso de emergência – sempre no solo. Os testes foram realizados com uma wingbox (caixa de asa) construída com materiais compósitos russos. Durante um pouso de emergência, está prevista a destruição controlada do trem de pouso principal e sua separação da caixa de asa, a fim de evitar o perigo de vazamento de combustível. Durante os testes, foi demonstrado que quando as cargas máximas são excedidas, o trem de pouso se separa de forma limpa e segura da aeronave.

Vladimir Artyakov, primeiro vice-diretor geral da Rostec State Corporation (empresa-mãe da Irkut) observou que “a segurança na indústria é sempre o principal. É por isso que cada etapa do teste é muito importante. Durante os testes estáticos, o projeto da aeronave resistiu a altas cargas, superando em muito as operacionais, confirmando sua confiabilidade”.

“A Irkut planeja produzir cerca de 270 desses aviões até 2030, que transportarão milhões de passageiros a cada ano. A produção em série da aeronave está prevista para 2024”, disse o executivo. Andrey Boginsky, CEO da Irkut, por sua vez, acrescentou: “Ao projetar o MC-21, foi dada atenção especial à segurança. O trabalho conjunto dos especialistas do Irkut e dos cientistas do TsAGI tornou possível verificar os métodos de cálculo de resistência.

“Este ano completamos um grande ciclo de estudos de resistência do MC-21 para garantir sua operação segura”, disse Mikhail Zichenkov, chefe do centro de força de aeronaves TsAGI. “Em todos os casos, a aeronave suportou cargas acima do nível de projeto, confirmando o alto nível de confiabilidade estrutural”, finalizou.

O MC-21 é uma aeronave de médio curso de nova geração com capacidade de 163 a 211 passageiros. Entre as novidades, traz uma asa com maior envergadura e fabricada em materiais compósitos, algo inédito no segmento de aviação russo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile