Istambul se torna o terceiro aeroporto do mundo a ter voos de 100 empresas aéreas diferentes

Em um momento histórico, o Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia, recebeu sua 100ª companhia aérea regular, após a Air China inaugurou uma conexão a partir de Pequim, na China, para operar três vezes por semana em um Airbus A330-300. Esta é a quarta companhia aérea chinesa no aeroporto turco, depois da China Eastern Airlines, China Southern Airlines e Sichuan Airlines.

Vale ressaltar que a conquista de 100 companhias aéreas em Istambul coincide com o centenário da República da Turquia. O aeroporto é um dos hubs globais mais importantes do mundo. Assim, Istambul entrou no exclusivo “Clube dos 100”, juntando-se apenas a Paris/Charles de Gaulle e Banguecoque, cada uma das quais serve cerca de 105 companhias aéreas, informou o Aviacionline.

Selahattin Bilgen, vice-diretor-geral do Aeroporto de Istambul, revelou que terminariam 2023 com 76 milhões de passageiros movimentados, o que representa um crescimento real de 12% em comparação com o mesmo período de 2019.

Até 2024, a expectativa é chegar a 85 milhões de passageiros. Além de adicionar novas companhias aéreas, o aeroporto serve como o principal hub para a Turkish Airlines, oferecendo conectividade para mais de 300 destinos devido à sua posição geográfica e respondendo por 80% da capacidade de assentos do aeroporto.

Em 2023, cerca de 20 companhias aéreas abriram operações em Istambul, incluindo a airBaltic, Air China, Air Samarkand, China Eastern, China Southern, Easyjet, Dan Air, Fly Arystan, Israir, Karun Airlines, Korean Air, Medsky Airlines, Sichuan Airlines, Southwind, Sun d’Or, Thai Airways, Ural Airlines, Yazd Airlines, Wizz Air Hungary e Wizz Air UK.

As autoridades portuárias anunciaram que mais cinco companhias aéreas se juntariam nos primeiros seis meses de 2024, incluindo a Norwegian.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias