ITA Airways se torna parte do Grupo Lufthansa após compra ser aprovada

O Grupo Lufthansa, o Ministério da Economia e Finanças da Itália (MEF) e a ITA Airways comemoraram a aprovação da Comissão Europeia sob a lei de concorrência. Com essa liberação, o caminho está agora aberto para a aquisição de uma participação minoritária de 41% na ITA Airways e a subsequente aquisição das ações remanescentes pela Deutsche Lufthansa AG por uma contribuição de capital de €325 milhões de euros, já acordada em maio de 2023.

O investimento será concluído por meio de um aumento de capital. A transação deve ser finalizada no quarto trimestre de 2024. Isso requer tanto a implementação prévia das compensações negociadas com a Comissão Europeia quanto a aprovação de outras autoridades de concorrência fora da UE. Opções para a aquisição das ações restantes da ITA Airways foram acordadas entre o Grupo Lufthansa e o MEF e podem ser exercidas a partir de 2025, no mínimo.

Após a conclusão, a ITA Airways se tornará a quinta companhia aérea de rede a ser estreitamente integrada ao Grupo Lufthansa, mantendo seu nome de marca ITA Airways. Como parte do sistema multi-hub, multi-companhia aérea e multimarca estabelecido com sucesso pelo Grupo Lufthansa, a companhia aérea italiana utilizará sinergias, por exemplo, em vendas globais, no programa de fidelidade Miles & More ou também na compra de aeronaves e combustíveis.

Isso fortalecerá e desenvolverá ainda mais a situação econômica da ITA Airways. A Itália se tornará o quinto “mercado doméstico” do Grupo Lufthansa e será o terceiro maior mercado do Grupo alemão em termos de receita, depois da Alemanha e dos EUA. Em termos de produto interno bruto, a Itália é a terceira maior economia da Europa, com uma economia fortemente orientada para exportação e um dos destinos de férias mais populares do mundo.

O Grupo Lufthansa e a ITA Airways estão planejando conjuntamente uma rápida integração. A ITA Airways, com seus quase 5.000 funcionários, tornará a cultura corporativa do Grupo Lufthansa ainda mais internacional e diversificada. O Aeroporto Fiumicino, em Roma, se tornará o sexto e geograficamente mais ao sul hub do Grupo Lufthansa. No ano passado, o aeroporto foi premiado com cinco estrelas Skytrax.

Imediatamente após a conclusão, as redes de rotas serão interligadas por meio de compartilhamento de códigos para que os clientes possam combinar as ofertas das companhias aéreas. Isso criará mais de 1.000 novas opções de transferência, gerando muitas mais opções para destinos na América do Sul, Norte da África e Oriente Médio, em particular. A ITA Airways também fortalecerá a concorrência na Itália, atualmente caracterizada por uma posição superior das companhias aéreas de baixo custo.

A ITA Airways já foca em qualidade e numa abordagem premium com uma cultura de serviço italiana. Membros de seu programa de fidelidade “Volare” também poderão acumular ou usar suas milhas com o Miles & More desde o primeiro dia após a conclusão. Além disso, as respectivas salas VIP serão mutuamente acessíveis. A ITA Airways está visando ingressar na Star Alliance em um futuro próximo. Processos comerciais, sistemas de TI e processos de compra serão harmonizados o mais rapidamente possível para aproveitar os numerosos efeitos de sinergia.

Via Assessoria de Imprensa do Grupo Lufthansa

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias