Já na pista no Aeroporto de Congonhas, avião precisa voltar devido a imprevisto com passageiro; assista ao momento

A aeronave na pista, quando houve a ocorrência, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Um vídeo gravado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), permite a interessante experiência de acompanhar as comunicações entre pilotos e controle de tráfego aéreo em decorrência de um imprevisto com um passageiro, que ocorreu no momento em que o avião estava prestes a decolar.

As cenas no player a seguir foram publicadas pelo canal “Golf Oscar Romeo” do YouTube, parceiro do AEROIN, que possui câmeras ao vivo voltadas ao aeroporto paulistano. Abaixo da gravação, veja mais detalhes sobre a situação.

Como visto no vídeo acima, a ocorrência se deu quando o voo AD-6002, da Azul Linhas Aéreas, estava entrando na pista 17R de Congonhas, já autorizado para a decolagem, que teria como destino o Aeroporto de Brasília (DF).

Apesar da autorização, o piloto do Embraer 195-E2 logo informou que iria taxiar para fora da pista, para não atrapalhar o pouso do próximo avião que chegava, pois precisaria voltar à posição de estacionamento. Logo na sequência, afirmou que voltaria ao ponto de espera, e que o motivo era que a tripulação informou que a cabine não estava pronta para a decolagem.

Mais alguns instantes depois, e o piloto informou que precisaria de 1 a 2 minutos para verificar o que faria, pois havia uma emergência médica a bordo, com um passageiro sendo atendido, mas com a possibilidade de seguir voo normalmente.

Posteriormente, o piloto informou que não haveria condição de decolar, pois o passageiro teve uma crise de convulsão, foi atendido por uma equipe médica e estava estabilizado, mas a orientação dos profissionais da saúde foi que seria melhor retornar ao pátio para desembarque do paciente. Ele também informou à controladora de tráfego aéreo que se tratava de um homem de 54 anos.

O E195-E2 foi então levado ao pátio, com uma equipe médica aguardando pelo desembarque.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias