JAL emite comunicado sobre o acidente com seu Airbus A350 – tripulantes usaram megafone na evacuação

Airbus A350-900, igual ao envolvido no acidente – Imagem: SuFlyer / CC0, via Wikimedia Commons

Nesta quarta-feira, 3 de janeiro, a Japan Airlines (JAL) emitiu um comunicado para fornecer seu posicionamento a respeito do acidente com seu Airbus A350-900 no Aeroporto Haneda, de Tóquio, no Japão, ocorrido no final da tarde da terça-feira.

Entre as informações apresentadas, a companhia aérea explica que não foi registrada nenhuma anormalidade com o avião durante o voo, e confirma que os tripulantes de cabine precisaram utilizar um megafone e suas próprias vozes durante a evacuação do A350, pois o sistema de som de anúncios da cabine não funcionou.

Confira a seguir o conteúdo integral disponibilizado pela companhia aérea:

Em 2 de janeiro de 2024, o voo JL516 da Japan Airlines (partindo do aeroporto de New Chitose e chegando ao aeroporto de Haneda) colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão no aeroporto de Haneda após pousar e ambas as aeronaves pegaram fogo. As mais profundas condolências são estendidas aos falecidos funcionários da Guarda Costeira do Japão.

Foi recebida a confirmação de que todos os passageiros e tripulantes da JAL no voo foram evacuados com segurança.

Pedimos sinceras desculpas pelas consideráveis preocupações e inconvenientes causados aos nossos clientes, suas famílias e todos os envolvidos. Será prestada total cooperação na investigação do incidente.

Detalhes:

Data e hora: 2 de janeiro de 2024 (terça-feira) por volta das 17h47 (JST).

– Localização: Aeroporto Internacional de Tóquio (Aeroporto de Haneda), Pista C.

– Número do voo: JL516.

– Partida: Novo Aeroporto de Chitose – Hora prevista de partida: 15h50 – Hora real de partida: 16h15.

– Chegada: Aeroporto de Haneda – Hora prevista de chegada: 17h35 – Hora real de chegada: 17h47.

– Número de passageiros: 359 adultos + 8 crianças = 367 no total.

– Número de tripulantes: 3 tripulantes de cockpit + 9 tripulantes de cabine = 12 no total.

– Situação dos Passageiros: 1 pessoa com hematomas, 13 pessoas solicitaram consulta médica por desconforto físico.

– Tipo e registro de aeronave: Airbus A350-900, número de registro JA13XJ

– Condição da aeronave: Perda total

Resumo:

Após decolar do Aeroporto de New Chitose às 16h15 do dia 2 de janeiro, a aeronave voou suavemente (*1), e após pousar na Pista C do Aeroporto de Haneda às 17h47 (*2), a aeronave colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão e pegou fogo.

Todos os passageiros e tripulantes do nosso voo realizaram com sucesso uma evacuação de emergência (*3). Está sendo prestado apoio a cada passageiro em termos do seu estado e assistência no regresso para casa.

(*1) A aeronave não apresentou nenhum problema ou irregularidade durante sua saída do Aeroporto New Chitose ou durante todo o voo.

(*2) De acordo com entrevistas com a tripulação operacional, eles reconheceram e repetiram a permissão de pouso do controle de tráfego aéreo e, em seguida, prosseguiram com os procedimentos de aproximação e pouso.

(*3) O sistema de anúncio da aeronave apresentou mau funcionamento durante a evacuação, então os membros da tripulação de cabine deram instruções usando um megafone e suas vozes. Os tripulantes de cabine determinaram saídas seguras para evacuação e todos os passageiros e tripulantes foram evacuados através de três saídas de emergência.

Atualmente, informações detalhadas e a causa do acidente estão sob investigação, e será prestada total cooperação com a investigação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

STJ suspende liminar que impedia deportação de imigrantes ilegais no aeroporto...

0
O ministro levou em consideração o grande número de pessoas que utilizam o Brasil apenas como corredor de passagem para outros países.