Japan Airlines e Yamato iniciam a conversão de aeronaves Airbus A321 para cargueiros

A Japan Airlines e a Yamato Holdings iniciaram o processo de conversão de aeronaves Airbus A321 de passageiros para cargueiros (A321 P2F). A operação, iniciada a 8 de maio em Singapura, deverá terminar em meados de setembro. Ambas as empresas apresentaram este plano em novembro de 2022, com o objetivo de iniciar as operações regulares de carga aérea em abril de 2024.

Além disso, foi confirmado que o processo de treinamento da tripulação terá início no final de novembro, com a entrega do primeiro A321 P2F, prevista para o final de outubro. Os três Airbus A321 destinados à conversão foram entregues à ST Engineering, empresa que trabalha sob a direção e supervisão da alemã Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW), da qual a Airbus é sócia.

O treinamento das tripulações será realizado pela Spring Japan, subsidiária do grupo JAL responsável pelas operações. O treinamento será realizado a bordo da própria aeronave A321 P2F, com início previsto para o final de novembro.

A rota planejada para o processo de treinamento partirá do Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, para o Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, com escala no Aeroporto de Kitakyushu, e depois retornará a Narita, detalha o Aviacionline.

O A321P2F terá capacidade para transportar cargas de até 28 toneladas, divididas em 14 contêineres AAY no convés principal e 10 contêineres AKH no convés inferior.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias