Início Mercado

Japão e a União Europeia reforçam as sanções contra a aviação da Rússia, aumentando proibições

Imagem: Artem Katranzhi / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O Japão e a União Europeia reforçaram as sanções respectivas contra a Rússia, aumentando as proibições sobre a indústria de aviação do país e suas operações.

Em um comunicado emitido em 21 de junho de 2024, o Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou que suas novas medidas atingem dois fabricantes de aeronaves, o Ilyushin Design Bureau e o Tupolev Design Bureau. Ambas são subsidiárias da UAC United Aircraft Corporation – por sua vez, uma unidade da estatal industrial Rostec, que atua na fabricação de aeronaves militares e civis.

Tóquio também designou a AK Alrosa, uma gigante da mineração de diamantes listada na bolsa, que é proprietária da Alrosa Aviakompania. A companhia aérea opera dois Boeing 737-700 e três 737-800 em voos regulares, atendendo principalmente as cidades mineradoras de Mirnyj e Polyarnyj, bem como Novosibirsk.

Enquanto isso, o Conselho da União Europeia concordou com o 14º pacote de sanções contra a Rússia, que intensifica a pressão sobre seus cidadãos que viajam para, de ou sobre a Europa, aparentemente visando principalmente os voos de jatos executivos.

A proibição ampliada contra o uso do espaço aéreo da UE abrangerá qualquer voo não regular “em que uma pessoa física ou jurídica, entidade ou corpo russo, esteja em condições de determinar efetivamente o local ou momento de sua decolagem ou aterrissagem para, por exemplo, chegar a um destino de férias ou uma reunião de negócios”.

Os operadores de voos não regulares também terão que fornecer mais informações às respectivas autoridades dos estados membros da UE sobre a propriedade da aeronave e a identidade dos passageiros. As companhias aéreas russas e as aeronaves registradas na Rússia já estão proibidas de operar no espaço aéreo da UE.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.