Início Variedades

Jatinho de Gusttavo Lima pousa à noite em aeroporto que proíbe jatos e voos noturnos

Foto ilustrativa – Peter Bakema, GFDL 1.2, via Wikimedia

Na semana passada, o aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo (RS), foi inaugurado com festa. Depois toda a celebração, o que pouca gente falou é que, mesmo após milhões de reais investidos e anos de obras, o local ainda possui restrições.

Uma consulta ao AISWEB (clique no link para acessar), diretório da Força Aérea que concentra informações operacionais e avisos para (quase) todos os aeródromos no território brasileiro, traz com destaque as seguintes restrições operacionais para Passo Fundo: “PRB OPS ACFT a reação” (ou seja, proibido operações de jatos) e “PRB OPS no período noturno” (ou seja, proibido operações no período noturno), embora o aeroporto possua balizamento.

A regra estabelecida e publicada no AISWEB diz, portanto, que nenhum jato pode pousar e, muito menos, no “período noturno”, por ser proibido.

Ainda assim, dados da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 registraram a chegada do “jatinho” Bombardier Global 6000 de marca PR-OOF às 21h48 do dia 8 de abril, com o Gusttavo Lima a bordo, como mostra a imagem abaixo.

Após ter feito um show em Passo Fundo, o cantor correu de volta ao aeroporto e decolou para Londrina, exatamente às 2h58 da madrugada do dia 9 de abril. Abaixo ficará claro por quê ele literalmente correu.

Como ele conseguiu

Pilotos que operam na região disseram estar surpresos com o fato do jato ter pousado no aeroporto e justamente à noite. Eles salientaram as dificuldades devido às limitações operacionais e ao fato de não conseguirem aprovações. Ainda assim, é importante destacar que Gusttavo Lima fez tudo dentro da lei, com uma regra “criada especialmente para ele”.

Isso porque, no dia 8 de abril, o mesmo dia em que ele faria o show (que estava agendado havia meses), foi emitido um NOTAM autorizando os pousos de aeronaves a jato e à noite, mediante coordenação. Não por coincidência, a autorização era válida apenas para o período de 8 de abril às 20h a 9 de abril às 3h da madrugada.

Voltando ao horário da decolagem, registrado no FlightRadar24 às 2h58 da madrugada, fica claro que todo mundo correu para que o jato partisse minutos antes do NOTAM expirar. Veja o NOTAM abaixo.

Balada boa para alguns

Do privilégio que Gusttavo Lima gozou naquela sexta-feira, nem todo mundo pode aproveitar, nem mesmo empresários da região, que se veem obrigados a partir e chegar de outros aeroportos, como Erechim e Carazinho, ou então evitar operações noturnas.

Pilotos consultados não puderam deixar de externar preocupação com privilégios e comentam que isso pode atrapalhar os negócios na região, para seus patrões e para a aviação. O ideal é que o aeroporto seja colocado a pleno funcionamento para todos e, assim, contribua mais com a região.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.