Início Acidentes e Incidentes

Jatinho decola sem autorização e cruza na frente de um Embraer que estava pousando nos EUA

Uma nova ocorrência de incursão de pista aconteceu nos EUA, desta vez envolvendo um avião da JetBlue e um jato executivo. Os incidentes do tipo, que são graves, se acumulam nas últimas semanas nos aeroportos americanos e despertam as autoridades.

Foto de Anna Zvereva, via Wikimedia

Na noite de ontem (27), um piloto da empresa aérea JetBlue precisou tomar ações evasivas durante a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional Logan, em Boston, quando outro avião cruzou a pista de pouso, segundo uma investigação aberta pela Administração Federal de Aviação (FAA).

De acordo com a revisão preliminar da FAA, o incidente ocorreu por volta das 19h, quando o piloto de um Learjet 60 decolou sem autorização, enquanto um Embraer E190 da JetBlue se preparava para pousar em uma pista próxima.

A agência está investigando a distância entre os dois aviões, mas o serviço de rastreamento de dados de voo Flightradar24 indica que os aviões teriam ficado a apenas 160 metros de distância entre si (este número pode ser atualizado na medida em que a investigação avançar).

Um controlador de tráfego aéreo instruiu o piloto do Learjet a alinhar e esperar em uma pista, enquanto o voo da JetBlue pousava em outra, de acordo com a declaração da FAA.

“O piloto do Learjet leu as instruções de volta claramente, mas começou uma decolagem em vez de esperar”, disse a FAA. “O piloto da JetBlue tomou medidas evasivas e iniciou uma arremetida enquanto o Learjet cruzava a intersecção à sua frente”. A FAA não divulgou mais informações.

O incidente em Logan é o mais recente entre aviões comerciais nos últimos meses. Houve um em janeiro, no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, outro em fevereiro em Austin, no Texas, e um terceiro no litoral do Havaí, além de um mais recente, quatro dias atrás, na Califórnia.

Isso fez com que o administrador da FAA, Billy Nolen, anunciasse no início deste mês que reuniria uma equipe de especialistas para rever a segurança das companhias aéreas. A JetBlue Airways informou que está cooperando com os investigadores por ocasião do incidente em Logan.

Sair da versão mobile