Uma aeronave que já foi de uso presidencial no ex-governo da República do Congo foi leiloada recentemente pelo preço inacreditável de 7 milhões de euros, bem abaixo do seu valor de mercado estimado em 20 milhões, como informa o site suíço aeroTELEGRAPH.
Segundo a emissora France 3, o jato da marca Dassault Falcon 7X foi adquirido por um licitante anônimo em um leilão realizado em Bordéus, que durou apenas 20 segundos.
Com apenas 1.181 horas de voo registradas, a aeronave estava em posse do governo desde junho de 2020, quando foi apreendida por ordem de um oficial de justiça. A história por trás dessa apreensão é longa e controversa, mas centraliza-se no atual governante do país, Denis Sassou Nguesso, que está na presidência desde 1979, com algumas interrupções.
Segundo as alegações, Sassou Nguesso é acusado de desvio de fundos do estado e de crimes contra a humanidade. Devido a essas questões legais, a aeronave do governo estava em manutenção no aeródromo de Bordéus-Mérignac, quando foi apreendida.
O leiloeiro Vincent Pestel Debord afirmou que a baixa quantia pela qual o jato foi vendido é devido à interferência do próprio governo congolês, que tentou impedir que os licitantes adquirissem a aeronave.
Ele explicou que o governo africano informou que a Autoridade Nacional de Aviação Civil nunca permitiria que o avião fosse removido de seu registro, violando assim as convenções internacionais.
Os credores do país que estavam presentes no leilão também expressaram sua indignação à imprensa, afirmando que o valor pago pelo avião é ridículo e absurdamente baixo. Segundo um representante da Berrebi Associés, que também possui dívidas pendentes no país, o jato deveria ter sido vendido pelo valor (exagerado) de 60 milhões de euros.
O leiloeiro ressaltou que existe uma forma legal de cancelar o registro da aeronave e que os novos proprietários assumiram o risco e irão tomar as medidas jurídicas necessárias para obtê-lo.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.