Início Indústria Aeronáutica

Jato comercial russo MC-21 enfrenta novo atraso de até 2 anos para começo das entregas em série

Imagem: UAC

O início das entregas em série dos aviões de passageiros MC-21 (ou MS-21) está sendo adiado para os anos de 2025 ou até 2026, informou o chefe da Rostec (que reúne empresas da indústria aeroespacial), Sergei Chemezov, reporta a Interfax.

“Não, não será até o final de 2024”, disse Chemezov na quinta-feira, respondendo a uma pergunta correspondente dos jornalistas nos bastidores da mensagem anual do presidente da Rússia à Assembleia Federal.

Segundo ele, as entregas serão adiadas para 2025 ou 2026: “Sim, provavelmente (para 2025 – talvez até para 2026, nosso teste ainda não foi concluído Afinal, estamos preocupados com a segurança de todos nós – afinal, vamos voar nesses aviões. Gostaríamos de terminar o mais rápido possível, mas no momento não posso dizer… estamos esperando“, disse o chefe da Rostec.

O MC-21 é uma família de aviões de passageiros de médio alcance desenvolvida pelas empresas da “Rostec”. Inicialmente, estava previsto fabricar o MC-21 tanto com motores russos PD-14 quanto com os americanos Pratt & Whitney.

A versão do avião com motor e asa estrangeiros – MC-21-300 – recebeu o certificado básico tipo da Rosaviatsia no final de 2021. Esperava-se que os primeiros quatro desses aviões fossem entregues no final de 2022 para a companhia aérea Rossiya (parte do grupo Aeroflot). Após a introdução em 2022 de sanções devido à invasão na Ucrânia, os prazos de entrega das aeronaves foram adiados para 2024. Espera-se agora que todos os MC-21 produzidos para venda fossem equipados apenas com o PD-14.

Sair da versão mobile