Início Acidentes e Incidentes

Jato Embraer E2 da Porter registra série anormal de mensagens de aviso em rota doméstica no Canadá

O voo PD-402 da Porter Airlines, operado por um Embraer E195-E2, de registro C-GKQP, enfrentou uma série anormal de mensagens de aviso em rota de Edmonton para Toronto no Canadá, com 39 pessoas a bordo, em 30 de janeiro. O caso foi classificado como incidente.

A aeronave estava a uma altitude de 41.000 pés (FL410) quando várias mensagens do Sistema de Indicação e Alerta da Tripulação de Voo (EICAS) surgiram e o piloto automático foi desconectado, informou o The Aviation Herald.

Os pilotos realizaram as verificações necessárias para uma falha “AVNX MAU 1A Fail”, que indica um aumento na distância de aterrissagem e a possibilidade de perda do sistema de direção da roda do nariz. Mesmo diante do problema, prosseguiram para Toronto, aterrissando com segurança na pista 15L.

O Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá (Canadian TSB) relatou que a fonte de energia da Unidade Aviónica Modular 1 (MAU 1) foi substituída e o avião recolocado para voar. Este incidente evidencia a relevância do treinamento que as tripulações de voo seguem para gerir situações de imprevistos a bordo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile